DA COLHEITA À MESA
Nome científico: Manihot esculenta Crantz
Família: Euphorbiaceae
Nomes populares: Mandioca, macaxeira, aipim
Nome em inglês: Cassava
Origem: Brasil
Família: Euphorbiaceae
Nomes populares: Mandioca, macaxeira, aipim
Nome em inglês: Cassava
Origem: Brasil
Originária da América do Sul, a mandioca constitui um dos principais alimentos energéticos para cerca de 500 milhões de pessoas, sobretudo nos países em desenvolvimento, onde é cultivada em pequenas áreas com baixo nível tecnológico. Mais de 80 países produzem mandioca, sendo que o Brasil participa com mais de 15% da produção mundial.
De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os nove primeiros produtos agrícolas do País, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção.
Fonte: http://www.cnpmf.embrapa.br/index.php?p=pesquisa-culturas_pesquisadas-mandioca.php
A lenda da mandioca
A colheita
Foto: Marcilon Nascimento |
A colheita é realizada manualmente puxando os troncos,mas como nem sempre todas as raízes saem, usam-se enxadas para cavar e retirar as que ficam pesas na terra.
Antes as mandiocas eram transportadas como dizem popularmente “a lombo de animais”, hoje ainda usa-se esse tipo de transporte, porém é mais comum em carroças(veja a foto ao lado) ou em caminhonetes.
A RASPA
Processo pelo qual três ou quatro mulheres descascam as mandiocas, sendo duas tirando a casca da metade da mandioca e a outra o restante. Esse processo meio a meio é para cada uma pegar na parte com casca ou sem casca, isso para que a parte limpa não fique suja pelas mão de quem pega na parte com casca. Se uma só raspar toda a mandioca um lado dela fica sujo, pois a mão que pegou na parte com casca se suja e pegando na parte descascada sujará essa parte.
Foto: Marcilon Nascimento |